Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 31 de janeiro de 2010

Aniversariante do Dia - Justin Timberlake

Justin Randall Timberlake (Memphis, Tennessee, 31 de Janeiro de 1981) é um cantor pop, compositor, ator, produtor e dançarino norte-americano. Tornou-se famoso durante o período em que participou do programa musical Mickey Mouse Club (Clube do Mickey) junto com Britney Spears e Christina Aguilera. Mas a Fama cresceu no período em que Ficou no grupo 'N Sync. Vencedor de seis prêmios do Grammy Awards e de um Emmy Awards. Justin Timberlake ganhou 7 VMA(MTV Video Music Awards)e 5 EMA(MTV Europe Music Awards). Em 2002 lançou seu primeiro álbum solo, Justified, o qual vendeu mais que 9 milhões em todo mundo. O segundo álbum solo de Timberlake, FutureSex/LoveSounds, foi lançado em 2006, com singles hits número um: "SexyBack", "My Love" e "What Goes Around... Comes Around". O álbum também lançou três singles adicionais, os quais foram top vinte nos EUA ("Summer Love", "LoveStoned" e "Until the End of Time") batendo assim o recorde que pela primeira vez um cantor masculino emplaca seis hits que entram no top vinte de um único álbum, desde Michael Jackson em 1991-1992 com seu álbum Dangerous.[1] Até Janeiro de 2008, FutureSex/LoveSounds vendeu mais que 9 milhões de cópias no mundo inteiro. Assim com seus dois álbuns, Timberlake já vendeu mais que 20 milhões de álbuns em todo o mundo. Ele têm outros empreendimentos, incluindo a gravadora Tennman Records, sua linha de roupas chamada William Rast, e os restaurantes Destino e Southern Hospitality.

Índice

Vida e carreira musical

Justin cresceu em Tennessee, uma cidade pequena ao norte de Memphis. Filho de Lynn Harless e Randall Timberlake. Ele é descendente inglês embora ele seja mais conhecido como descendente indiano, e provavelmente descendente de Henry Timberlake.[2][3] Seu avô paterno, Charles L. Timberlake, marido de Bobbye Joice, era um pastor da igreja batista, e Timberlake cresceu com essa religiosidade; que ele mesmo considera "mais espiritual que religioso" porém ainda mantém a fé no Cristianismo.[4][5] Seus pais se divorciaram em 1985 e ambos voltaram a se casar; sua mãe que agora trabalha numa Companhia de Entretenimento chamada Just-in Time Entertainment, se casou com Paul Harless, um banqueiro, quando Justin ainda tinha 5 anos de idade; enquanto seu pai é um diretor de coro musical de uma igreja batista, teve dois filhos, Jonathan (nascido em 1993) e Stephen (nascida em 1998), do seu segundo casamento com Lisa. Sua meia-irmã, Laura Chwieseni, morreu logo depois que nasceu em 1997 e é a única recordação de Timberlake, como ele se refere "Meu Anjo no Céu". Sua primeira tentativa de seguir uma carreira de músico foi cantando músicas country num programa de televisão Star Search.
Em 1993, entrou no Mickey Mouse Club (Clube do Mickey em português), onde conhecera sua futura namorada Britney Spears, sua futura parceira de turnê Christina Aguilera, e o futuro parceiro de banda JC Chasez.[6] Quando o Clube do Mickey acabou em 1995, Timberlake convidou JC Chasez para formar uma boy band, organizado por Lou Pearlman, juntamente com Chris Kirkpatrick. O grupo ficou conhecido como 'N Sync.

1995-2002: 'N Sync

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: 'N Sync
Timberlake e JC Chasez, que se conheceram no Mickey Mouse Club, foram os dois cantores, líderes da boy band 'N Sync que ficou conhecida popularmente na década de 1990. O grupo formado em 1995 começou sua carreira 1996 na Europa, o qual se tornaria o fenômeno da música pop nos Estados Unidos dois anos mais tarde em 1998, com seu álbum de estréia, *NSYNC nos EUA, com 11 milhões de cópias vendidas somente lá, criando assim vários hits que estouraram como Tearin' Up My Heart. Pelos próximos dois anos eles foram encorajados, pela similar situação dos Backstreet Boys, empenhados a uma longa batalha contra o empresário Lou Pearlman e finalmente assinando pela Jive Records. Eles lançaram em março de 2000, o seu álbum mais esperado, No Strings Attached, o qual veio ser o álbum que vendeu mais rápido de todos os tempos com 2.4 milhões de cópias vendidas só na primeira semana[7] e produziu um single #1, It's Gonna Be Me. O sucesso foi seguido pelo seu terceiro álbum, Celebrity, que segurou o título do segundo álbum que vendeu mais rápido de todos os tempos. Em 2002, depois da conclusão do Celebrity Tour e o lançamento de Girlfriend o terceiro single de Celebrity o grupo decidiu dar um tempo, o que foi um período crucial para Justin começar a trabalhar no seu primeiro álbum solo. Nesse meio tempo o N Sync ficou famoso pelos shows onde eles fizeram, como no Academy Awards[8] , na Olimpíada[9] e no Super Bowl[10] que ficaram tão bem feitos quanto seus mais de 50 milhões de álbuns vendidos em todo mundo, tornando 'N Sync a segunda boy band que mais vendeu da história.

2002–2004: Justified e Super Bowl

Em agosto de 2002,Após a separação dificil com sua ex Britney Spears, Justin Após alguns meses de gravação do álbum, Timberlake se apresentou no MTV Video Music Awards, com a música dançante, "Like I Love You", que foi produzida por The Neptunes. A canção alcançou o número onze na Billboard Hot 100. Seguindo o single, Timberlake lançou seu primeiro álbum solo, Justified, em 5 de Novembro de 2002. Estreou no número dois na parada de álbuns da Billboard 200, vendendo 439,000 cópias na primeira semana do seu lançamento. Eventualmente foram vendidos mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de sete milhões no mundo todo.[11] O álbum foi aclamado pela crítica, devido ter bastante R&B contemporâneo influenciado pelos produtores de hip-hop, The Neptunes e Timbaland. Seus hits fizeram bastante sucessos do final de 2002 até 2003, incluindo singles de top 10 como "Cry Me a River" e "Rock Your Body".
Timberlake fez a sua turnê juntamente com a de Christina Aguilera, o Justified/Stripped Tour no verão de 2003. No final do ano, Timberlake gravou a música intitulada "I'm Lovin' It". Foi usada pela McDonald's como tema da sua campanha publicitária, "I'm Lovin It" (no Brasil, o tema foi "Amo Muito Tudo Isso"). O negócio com a McDonald's teve uma estimativa de $6 milhões pela venda do nome.[12]
Em fevereiro de 2004, durante o meio-tempo do Super Bowl, foi transmitido para uma rede televisão CBS, um show em que Justin se apresentou com Janet Jackson para uma audiência de mais 140 milhões de telespectadores. Ao fim do show, Timberlake tirou fora uma parte da roupa preta de couro que Janet estava usando, acompanhada pela parte da letra da música. A parte em que roupa foi tirada, expôs brevemente um seio de Janet. Timberlake se desculpou pelo incidente dizendo "desculpe-me por qualquer um que tenha se ofendido pela ‘má função do guarda-roupa’ durante o show do meio-tempo do Super Bowl…".[13] A expressão "má função do guarda-roupa" ("Wardrobe malfunction" em inglês) tem sido usado pela mídia para se referir ao incidente e se integrou à cultura popular.
Com resultado da controvérsia, Timberlake e Jackson foram banidos do Grammy Awards de 2004 a não ser que aceitassem a pedir desculpas no evento. Timberlake aceitou e se desculpou quando recebeu o primeiro dos dois Grammys daquela noite (Melhor Álbum Pop por Justified e Melhor Performance Masculina por "Cry Me a River"). Ele também recebeu as nomeações de Melhor Álbum do Ano por Justified, Gravação do Ano por "Cry Me a River" e Melhor Rap/Colaboração por "Where Is The Love?" com o Black Eyed Peas.

2004-2006: Colaborações e atuação

Depois da controvérsia do Super Bowl, Justin colocou sua carreira de músico de lado e se esforçou para dar início na carreira de ator, tendo estreado em pequenas colaborações em filmes desde o começo de sua carreira como músico.[6] Seu primeiro papel durante esse tempo foi como um jornalista num suspense Edison Force, que foi filmado em 2004 e lançado em DVD em 18 de Julho de 2006. Ele também apareceu em filmes como Alpha Dog, Black Snake Moan, Southland Tales, e fez a voz do Rei Arthur jovem no filme de animação Shrek Terceiro, lançado em 18 de maio de 2007. Ele também apareceu como um jovem Elton John, em seu clipe da músca "This Train Don't Stop There Anymore".
Ele continou a gravar com outros artistas. Depois de "Where Is the Love?", ele continou a gravar com o Black Eyed Peas em 2005, na música "My Style" do seu álbum Monkey Business. Com Nelly, gravou a música "Work It", que foi remixada e incluída no álbum de remix de Nelly de 2003. Quando estava gravando "Signs" com Snoop Dogg, ele descobriu um problema na garganta. Nódulos foram subsequentemente removidos de sua garganta numa operação em 5 de maio de 2005. Ele foi informado para não cantar alto pelos poucos meses seguintes. No verão de 2005, Timberlake iniciou sua própria gravadora, Tennman Records.

2006-2008: 'FutureSex/LoveSounds'


Justin Timberlake em 2007, chegando ao Globos de Ouro
Timberlake fez uma pequena aparição no clipe do single "Promiscuous" de Nelly Furtado e Timbaland. Ele lançou seu segundo álbum solo, FutureSex/LoveSounds, em 12 de setembro de 2006. O álbum que Timberlake criou em 2005,[14] estreou na primeira posição na parada da Billboard, vendendo 684,000 cópias na primeira semana. É o maior álbum de pré-ordens no iTunes, batendo recorde de Coldplay de maior venda de uma semana de um álbum digital. O álbum foi produzido Timbaland, Danja (que produziu o encarte do álbum), will.i.am, Rick Rubin e o próprio Justin.[15] e contou com a participação dos vocais de Three 6 Mafia, T.I e Will.i.am.
O single líder do álbum, "SexyBack", foi apresentado na abertura do MTV Video Music Awards de 2006 e alcançou o número um na Billboard Hot 100, onde ficou sete semanas consecutivas.[16] "My Love", o segundo single do álbum, também foi produzido por Timbaland com a participação do rapper T.I, alcançou novamente o número na Hot 100, como seu terceiro single "What Goes Around.../...Comes Around". Ele foi o convidado especial do Victoria's Secret Fashion Show de 2006, cantando na abertura do desfile "SexyBack". Em janeiro de 2007, Justin iniciou sua turnê; FutureSex/LoveShow. "Summer Love/Set the Mood Prelude" foi o quarto single do álbum, e o próximo foi "LoveStoned/I Think She Knows". A música "Give It to Me", um single de Timbaland com participação de Timberlake com Nelly Furtado, alcançou o número-um no Hot 100.
Em fevereiro de 2008, Timbelake foi premiado com 2 Grammy Awards. Na 50ª Cerimônia do Grammy Awards, Timberlake venceu nas categorias de Performance Pop Masculina prêmio por "What Goes Around…/…Comes Around" e Melhor Dança prêmio por "LoveStoned/I Think She Knows".

2007-2008: Colaborações e atuações

Em abril de 2007, Justin tem sido visto entrando em estúdios de Londres com Madonna, ele confirmou os rumores de que estava colaborando com a pop star. Revelou ainda; "estamos trabalhando em 5 ou 6 músicas realmente muito boas, algumas finalizadas, outras não e nós vamos voltar em julho para terminar mais algum material". Quando perguntaram se ele poderia cantar com Madonna, ele disse, "possivelmente, sim".[17]
Em 17 de março de 2008, Timberlake também lançou o single "4 Minutes", um dueto com Madonna. A canção é do décimo primeiro álbum da Madonna, Hard Candy, que teve colaborações de quatro outras composições e produções de Justin Timberlake. O single foi um hit internacional, alcançando número um na United World Chart e em vários países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Itália, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido, também chegou ao Top 5 na Áustria, França, Irlanda, Japão, Nova Zelândia e Estados Unidos. Timbelake também apareceu no clipe da música, dirigido por Jonas & François. Em 30 de março de 2008, Timberlake cantou a música na Hard Candy Promo Tour, no Roseland Ballroom em Nova York.[18]
Por volta de junho de 2007, Timberlake foi o co-escritor, produtor e participante das faixas Nite Runner e Falling Down do Duran Duran, em seu álbum; Red Carpet Massacre, lançado em 13 de novembro de 2007 nos EUA. Falling Down foi lançado um dia antes como single no Reino Unido.[19]
Com o encerramento da turnê 'FutureSex/LoveSounds' da Austrália em novembro de 2007, Timberlake resumiu-se na sua carreira de filme. Projetos em 2008, foram estrelados nos papéis de Mike Myers na comédia O Guru do Amor (The Love Guru) e no drama de Mike Meredith The Open Road. Em março de 2008, anunciou que seria o produtor executivo em um adaptação americana do hit da comédia peruana My Problem with Women da NBC.[20]
Em novembro, foi confirmado que Timberlake irá fazer uma participação e produção de poucas faixas do álbum Fantasy Ride da cantora de R&B/Pop, Ciara, que será lançado em abril de 2009.
Em 20 de novembro de 2008, foi ao ar um reportagem da TV Guide que revelou o próximo single de Esmée Denters, juntamente com Justin que participará nos vocais; Follow My Lead. Estará disponível para download através do MySpace. Todos os procedimentos ocorrerão na Shriners Hospitals for Children, uma caridade pediátrica para crianças doentes.[21]
Em 2009, Justin fez uma participação especial no single "Don´t let me Down" do novo álbum "Echo" da cantora britânica Leona Lewis. O Single é uma parceria que será apresentado mundialmente em 2010.

A Voz

Justin Timberlake é classsificado como um tenorino,e possui 3,3 oitavas. Sua voz é muito suave,leve e com falsetes agudíssimos.No seu primeiro álbum, Justified,sua voz era um pouco mais incorporada,mas já era suave e pouco frágil,como a voz de um tenor leggero.Alguns anos mais tarde,com o uso constane do falsete,sua voz foi ficando mais leve,mais frágil e mais aguda.
Notas Mais Agudas:Damn Girl (F6) , Worhy Of (D5),Losing My Way (E#5),Still On My Brain (C5).
Notas Mais Graves:(Another Song) All Over Again (C3)e FutureSex/LoveSound (D3).
Alcance vocal:3,3 oitavas.

Outros projetos

Perto do fim de 2002, Timberlake foi a primeira celebridade a aparecer no Punk'd, um tipo de programa, criado por Ashton Kutcher em que brinca com as celebridades.[22] Três episódios depois, ele apareceu novamente no programa, quando foi a vez de Kelly Osbourne ser "pegada", tornado-se assim a primeira celebridade a aparecer no programa mais de uma vez.[23]
Em 2004, ABC empregou Timberlake para escrever uma canção para a cobertura da NBA.
Justin é dono de três restaurantes nos Estados Unidos: "Chi" aberto em West Hollywood, Califórnia, em 2003,[24] "Destino" e "Southern Hospitalty" em Nova York aberto em 2006 e 2007, respectivamente.[25]
Em 2005, Justin lançou a William Rast, linha de roupas com o seu amigo de infância Juan ("Trace") Ayala.

Discografia

Turnês

Dvds

Filmografia

Nenhum comentário: