Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Espaço Oscar Niemeyer - Parque do Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo.

Índice

História

Uma das fontes do Ibirapuera.
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a idéia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.
Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
Jardim japonês do parque, foto por Stella Dauer.
Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.
Três anos depois, no entanto, o aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 1954, não pode contar com a inauguração do Parque, que só ficaria concluído sete meses depois. A inauguração em agosto, contou com 640 estandes montados por treze estados e dezenove países, merecendo destaque a construção, pelo Japão, de uma réplica do Palácio Katura, ainda hoje atração do Parque e conhecida como Pavilhão Japonês.
Desde 1999, a Sabesp - empresa de saneamento paulista, instalou uma estação de flotação, garantindo a qualidade das águas dos lagos que compõem o parque.
Fontes do parque em época natalina, foto por Silvio Tanaka.

Conjunto arquitetônico

Além do Pavilhão Japonês, outras construções da época da inauguração fazem parte hoje do conjunto arquitetônico do Parque:
De construção mais recente podem ser citados o Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica. A última construção concluída no parque foi o Auditório Ibirapuera (inaugurado em 2005), edificação que constava nos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.
Antes do auditório, concluiu-se o Monumento a Pedro Álvares Cabral, de Pedro Morrone, por ocasião dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A peça possui 5 metros em bronze, e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 m.
Galeria de Fotos
Ibirapuera Auditorium.jpg 2560x1920 Bridge over Lake Parque do Ibirapuera
 sao paulo brasil.jpg Museu de Arte Moderna, São Paulo - Fachada.jpg Oca - Ibirapuera.jpg
Auditório Ibirapuera à noite Ponte sobre um dos lagos do parque Museu de Arte Moderna de S.Paulo Oca

Biennale-Sao-Paulo-Pavilhao-Ciccillo-Matarazzo.jpg Ginasio Ibirapuera.jpg Sao Paulo Edo 15 Jul 06 15 8x6.jpg Museu Afro-Brasil - Fachada Principal.jpg
Bienal de São Paulo: Pavilhão Ciccillo Matarazzo Fotografia aérea do Ginásio de Esportes Monumento às Bandeiras Museu Afro Brasil

Localização

O Parque do Ibirapuera se localiza no bairro Moema - São Paulo. O parque é um polígono formado pelas seguintes avenidas:

Área

Estende-se por uma área de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².

Lazer

O parque conta com ciclovias e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural.
Fotografia panorâmica de um dos lagos do Parque 
Ibirapuera.
Fotografia panorâmica de um dos lagos do Parque Ibirapuera.

Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Parque Ibirapuera

Nenhum comentário: