Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O RIO DE JANEIRO e CÉSAR MAIA - por Nicéas Romeo Zanchett


Sáb, 03 de Janeiro de 2009 03:05
 




Quando se ouve palavras como Cidade Maravilhosa, Garota de Ipanema, Ton Jobim, Copacabana, Pão de Açúcar e Corcovado, nos vem logo à memória a cidade do Rio de janeiro.
Pois agora existe mais um nome que também tem esta força: César Maia.
Este carioca chegou à prefeitura em 1992 e o Rio de janeiro nunca mais seria o mesmo. A cidade estava com os cofres vazios. Vinha de uma falência que fora decretada em 1988 por Saturnino Braga, antes de sua renúncia. Saturnino foi sucedido por Marcelo Alencar que deu início à recuperação financeira da cidade. A baixa estima era visível e ainda marcava profundamente o sentimento dos cariocas.
César Maia reorganizou o cofre da prefeitura e tranformou a cidade num canteiro de obras. O Rio precisava de reformas para se preparar para o século XXI.
Ele tinha razão. Imaginem a cidade sem a Linha Amarela, com a Av. das Américas em mão única, sem a Cidade do Samba, sem o Rio Cidade, sem a Feira Nordestina de São Cristóvão, sem o Favela Bairro e tantos outros empreendimentos que aparelharam a cidade tanto para a prática de esportes como para a cultura.
Considero que César Maia está para o Rio de Janeiro como o prefeito Fiorello LaGuardia para Nova York -(LaGuardia foi o prefeito que assumiu Nova York em 1933 -em plena depressão- e por doze anos reformou a cidade. Foi muito polêmico e combatido pela oposição. Hoje é lembrado com carinho e amado por todos os novayorkinos.
Fico imaginando como será o sentimento dos cariocas daqui a 60 anos.
No final de 2008, César Maia se despede da prefeitura do Rio, mas não antes de inaugurar a sua mais polêmica obra : a Cidade de Música.
O legado deixado por este guerreiro carioca marca e influencia o dia a dia de todos os moradores e visitantes da cidade.
Mas, enganan-se aqueles que imaginam que 2008 foi o ano de despedida de César Maia. Se o conheço bem, podem ter certeza de que continuará influenciando e criando novas oportunidades para o Rio de Janeiro, principalmente na questão educativa, cultural,artística e desportiva. Mesmo fora da prefeitura ele vai encontrar alguma forma de melhorar ainda mais a cidade que é a paixão de sua vida.
Nicéas Romeo Zanchett - artista plástico

Nenhum comentário: