Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 29 de março de 2010

INTERNACIONAL/RÚSSIA - Duas mulheres suicidas causaram as explosões no metrô de Moscou


da Efe
da Folha Online
Mulheres terroristas suicidas realizaram hoje os atentados com bomba em duas estações centrais do metrô de Moscou, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia.
"Ambas as explosões, segundo dados preliminares, foram obra de mulheres suicidas", informou o FSB em comunicado citado pela agência Interfax.
Segundo outras fontes, as equipes de resgate encontraram os restos das duas terroristas que causaram as explosões que deixaram mais de 30 mortos nas estações de Lubyanka e Park Kultury.
Pelo menos 34 pessoas morreram e 26 ficaram feridas hoje em dois atentados com bomba perpetrados contra o metrô de Moscou, segundo os dados preliminares divulgados pelos ministérios do Interior e de Emergências da Rússia.
A primeira explosão, que aconteceu pouco antes das 8h da manhã (horário local) no horário do rush da estação Lubyanka, causou a morte de, pelo menos, 22 pessoas e 11 feridos.
"As explosões ocorreram quando os vagões se encontravam nas estações do metrô. Morreram alguns passageiros no vagão e outros na plataforma", assinalou uma porta-voz do Ministério de Emergência à televisão russa.
Na praça Lubyanka fica a sede do Serviço Federal de Segurança (antiga KGB).
A segunda explosão, que aconteceu por volta das 8h40 na estação Park Kultury deixou 12 mortos e 15 feridos.
Segundo a Promotoria russa, os atentados podem ter sido causados por terroristas suicidas.
O diretor do FSB, Aleksander Bortnikov, informou ao presidente russo, Dmitri Medvedev, sobre as explosões e as medidas que se adotaram para ajudar os feridos.
As linhas do metrô onde aconteceram as explosões foram fechadas, o que provocou caos e pânico entre os passageiros.
O tráfico foi interrompido em várias regiões do centro da capital russa e as linhas telefônicas também foram colapsadas.
Segundo o "The New York Times", o país foi alvo de ataques de grupos separatistas da Chechênia no início da década e as autoridades temem que a explosão de hoje seja um retorno desses ataques.

 


 

Nenhum comentário: