Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 30 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/COMPORTAMENTO - Polícia do Rio lança cartilha para combater e prevenir violência contra mulher


da Agência Brasil
Uma cartilha com informações para prevenir e combater a violência contra a mulher foi lançada nesta terça-feira pela Polícia Civil do Rio. A publicação é um guia com dicas práticas sobre o que fazer e onde procurar ajuda, com explicações sobre os crimes que normalmente são cometidos contra a mulher e com esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha.
Segundo a chefe da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher da Secretaria de Segurança Pública, delegada Marta Rocha, a cartilha, com 24 páginas, será distribuída à população em delegacias e em áreas do Estado onde há registros de crimes de violência contra a mulher.
"Entre o momento em que a mulher sofre a violência, seja agressão, ameaça ou constrangimento legal, até o momento em que ela comparece a uma delegacia há um hiato de tempo, seja em razão de medo, de vergonha ou da falta de informação sobre seus direitos. Com essa cartilha, estamos empoderando [ação coletiva dos indivíduos nas decisões sobre seus direitos sociais] as mulheres, para que elas possam conhecer as leis e buscar suas garantias", disse.
Além da cartilha, a Polícia Civil deverá iniciar em três meses o projeto Delegacia Especial de Atendimento à Mulher Itinerante. Um ônibus que funcionará como uma delegacia móvel percorrendo as regiões do Estado com alto índice de violência contra a mulher.
"Nós já temos um ônibus, agora vamos transformar esse ônibus numa pequena unidade policial, para que possamos sair fazendo atendimentos onde sabemos que existe um expressivo número de violência contra a mulher", afirmou a delegada.
Atualmente existem dez delegacias especializadas no atendimento à mulher no Rio de Janeiro, das quais três estão na capital, seis no Grande Rio e apenas uma no interior, no município de Volta Redonda.

 


 

Nenhum comentário: