Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 27 de abril de 2010

CASO BANCOOP - CPI da Bancoop convoca ex-diretores e cooperados a depor (entenda)


   
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) aprovaram nesta terça-feira requerimentos de convocação de depoentes envolvidos no caso e solicitaram documentos da cooperativa para análise.
De acordo com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, primeiro deverão ser ouvidos os cooperados e depois os documentos serão analisados. "Só depois disto serão ouvidos os denunciados", disse Samuel Moreira (PSDB), presidente da CPI.
Também foram convocados o procurador geral da Justiça do Estado, Marco Antonio Zanellato, o procurador geral de Justiça do Estado, Rossini Lopes, o promotor de Justiça do Consumo da capital, João Lopes Guimarães Júnior e ex-diretores de administração financeira da Bancoop.
Além disso, foi aprovada a contratação de técnicos da Divisão de Investigação de Crimes Contra a Fazenda, do Departamento da Polícia e Proteção à Cidadania, do Procon, além de um técnico contábil.

Entenda o caso
A Bancoop é investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo por apropriação indébita, estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As supostas fraudes chegariam a R$ 100 milhões e teriam servido para alimentar campanhas político-partidárias.
Fundada em 1996, a cooperativa facilitaria o acesso, inicialmente apenas à categoria dos bancários, a imóveis a preço de custo, por meio de autofinanciamento. Sem que tenham recebido as chaves das unidades adquiridas, os cooperados reclamam do pagamento já efetuado e denunciam ser vítimas de pressão para a quitação das dívidas, sob ameaça de terem o nome sujo na praça, o que poria em risco seus empregos.

Nenhum comentário: