Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 28 de abril de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua dos Arcos #inforio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aqueduto da Carioca 
 
A Rua dos Arcos foi uma importante via urbana da Lapa, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Por volta do ano de 1955, os administradores do então "Distrito Federal" alargaram e remodelaram várias ruas do bairro da Lapa e executaram o desmanche de boa parte do Morro de Santo Antônio. A antiga rua dos Arcos desapareceu nestas obras. No local remodelado foi edificada a nova catedral de São Sebastião, a avenida Chile e vários outros edifícios. Uma outra parte deste mesmo projeto de reurbanização do Distrito Federal foi a criação do aterro que é o atual Parque do Flamengo.

   

Morro de Santo Antônio


Vista do alto do morro de Santo Antônio, por Nicolas-Antoine Taunay (c. 1816).

O Morro de Santo Antônio localiza-se no bairro do Centro da cidade do Rio de Janeiro, com acesso pelo Largo da Carioca. A maior parte do morro foi desmontada no século XX.
A área do morro abrangia parte da atual Avenida República do Chile, com limites ao longo das Ruas do Lavradio, Carioca, Senador Dantas e Evaristo da Veiga. Nele surgiu, juntamente como aconteceu no Morro da Providência, uma da primeiras favelas cariocas.
Na década de 1950, a maior parte do morro foi destruída para fornecer material para o Aterro do Flamengo, na época destinado às cerimônias do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional.
Embora o desmonte do morro tenha acontecido apenas durante a década de 50, planos para sua demolição já existiam desde pelo menos o início do século XX. Em função disso, quando da demolição do Morro do Castelo, na década de 20, o Observatório Astronômico da Escola Polytechnica erguido sobre o Morro de Santo Antônio teve seus instrumentos científicos transferidos para o Morro da Conceição, onde foi erguido, entre 1924 e 1926, o Observatório do Valongo.
Após o desmonte ficou preservada a área onde se ergue o Convento de Santo Antônio (séculos XVII-XVIII) e a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (século XVIII), ambas excepcionais obras de arte colonial carioca.

Ver também



Nenhum comentário: