Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PERSONAGENS POLÍTICOS / RIO DE JANEIRO - MARQUÊS DO LAVRADIO


   

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Marquês do Lavradio)
Marquês de Lavradio é um título criado por D. José I, por carta de 18 de Outubro de 1753, a favor de D. António de Almeida Soares Portugal.
Ao terceiro marquês de Lavradio foi dado o título de Parente del-Rei em 1810, por ser o marquês de Lavradio chefe duma das linhas legítimas da Casa Real.
Usaram o título
  1. D. António de Almeida Soares Portugal (1699–1760), 4.º conde de Avintes – 1.º conde do Lavradio.
  2. D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas – filho do anterior, 11.º vice-rei do Brasil, 5.º conde de Avintes.
  3. D. António Máximo de Almeida Portugal (1756–1833) – filho do anterior, também 6.º conde de Avintes.
  4. D. Luís de Almeida (1787–1812) – filho do anterior, 7.º conde de Avintes.
  5. D. António de Almeida Portugal Soares Alarcão Melo Castro Ataíde Eça Mascarenhas Silva e Lencastre (1794–1874) – irmão do anterior, 8.º conde de Avintes. Foi sua herdeira sua filha, D. Eugénia de Jesus Maria de Todos-os-Santos de Almeida, que não se encartou nos títulos da casa por ter morrido ainda em vida do pai; casada com José Correia de Sá Velasco da Câmara e Benevides, segundo filho do 6.º visconde de Asseca. Seu neto D. António de Almeida Portugal, que morreu pouco depois do avô, também não se encartou nos títulos desta casa, passando-os para seu filho mais velho, abaixo.
  6. D. José Maria do Espírito Santo de Almeida Correia de Sá (1874–1945) – bisneto do anterior, 9.º conde de Avintes.
Após a instauração da República e o fim do sistema nobiliárquico, foram inscritos no Concelho de Nobreza e, mais tarde, no Instituto da Nobreza Portuguesa como 7.º e 8.º marqueses de Lavradio, respectivamente, D. José Luís de Almeida e, após a morte deste, D. Jaime Roque de Pinho de Almeida, sendo representado simbolicamente também por D. Emília de Jesus de Almeida.

Ver também

Conde do Lavradio

Nenhum comentário: