Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 25 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua do Senado #inforio

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Rua do Senado é um logradouro público da cidade do Rio de Janeiro, localizado no bairro do Centro, começando na Rua Pedro Primeiro e terminando na Rua do Riachuelo.

Exibir mapa ampliado

Histórico


Prédios preservados da Rua do Senado

Foi o Vice-rei Conde de Resende que, em 1796, mandou alinhar essa rua em terrenos da vasta propriedade de Pedro Dias Paes Leme, guarda-mor das minas.
A Câmara atribuiu-lhe, inicialmente, o nome de Rua do Resende, homenageando o responsável pela obra. Posteriormente, este Senado da Câmara, como era conhecido o Conselho Municipal, decidiu dar a mesma denominação à outra artéria, maior e mais importante, por considerá-la mais condígna com a pessoa do Vice-rei. Este concordou, desde que, a denominação inicial do primeiro logradouro fosse substituída para Rua do Senado, colegiado que tanto o ajudou na abertura da rua e no saneamento daquela zona da cidade.
A partir de 1884, passou a chamar-se rua Senador Bernardo de Vasconcelos, retornando ao nome tradicional por decisão da Câmara Municipal, de 28 de janeiro de 1892.
Referida por Machado de Assis em Missa do Galo[1], integra, hoje, o corredor cultural do Centro da cidade.
.
foto Jornal extra

Bibliografia

  • BERGER, Paulo, Dicionário Histórico das Ruas do Rio de Janeiro, Gráfica Olímpica Editora Ltda., Rio de Janeiro, 1974

Referências


Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO



Nenhum comentário: