Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 26 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua do Ouvidor #inforio


  
Exibir mapa ampliado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro - imagem do álbum de gravuras O Rio de Janeiro Pitoresco, de Louis-Auguste Moreaux e Abraham-Louis Buvelot.
A Rua do Ouvidor é uma rua localizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro, no seu Centro. Liga o Largo de São Francisco à Rua Primeiro de Março.
Originou-se de um caminho que dava acesso aos armazens do antigo porto do Rio, aproximadamente onde hoje se localiza o centro cultural dos correios. Teve vários nomes, tais como Rua do Gadelha, de Aleixo Manuel, do Barbalho, da Santa Cruz, da Quitanda, de Pedro da Costa, da Sé Nova, entre outras.


O nome rua do Ouvidor foi efetivado em 1746, por influência popular, devido de que na mesma residia o ouvidor-mor da cidade, Manoel Pena de Mesquita Pinto.
Chegou a ser considerada a rua mais importante da cidade do Rio pelos idos de 1900, antes da construção da Avenida Rio Branco, que lhe tirou este posto. Machado de Assis, em seus textos como a crônica do "Livreiro da Rua do Ouvidor, já festeja a suntuosidade que era esta rua no final do século XIX. Os cafés, as livrarias, tudo que vinha de novidades do velho mundo, antes passava pela Rua do Ouvidor. Após a construção da Antiga Avenida Central (Avenida Rio Branco)e posteriormente a Avenida Presidente Vargas, a Rua do Ouvidor caiu em decadência, servindo de base de pequenas lojas em grande quantidade.

Na atualidade, é uma rua comercial muito movimentada, embora seja estreita em largura. Possui dezenas de lojas (principalmente de roupas e calçados), agências bancárias, galerias comerciais, livrarias, botequins e restaurantes, prédios de escritórios e outros estabelecimentos.



VEJA TAMBÉM 

Memórias da Rua do Ouvidor


Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO


Nenhum comentário: