Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO - Ginásio Carioca é lançado para todo o segundo segmento da rede

A partir de 2011, os alunos do 6º ao 9º anos contarão com o uso de novas tecnologias em sala de aula e material didático estruturado


19/08/2010  » Autor: Juliana Gomes

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia 

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, lançaram, nesta quinta-feira (dia 19), o projeto Ginásio Carioca, na Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Centro. A nova metodologia de ensino tem como objetivo dar mais um passo para o salto de qualidade na Educação da cidade, melhorando o desempenho escolar e combatendo a defasagem idade-série nos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). De acordo com a secretária Claudia Costin, o Ginásio Carioca terá como base três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores.

– Queremos que os alunos do 6º ao 9º anos tenham o mesmo salto de aprendizagem obtido pelo primeiro segmento. O objetivo do Ginásio Carioca é alinhar a excelência acadêmica, do tradicional ginásio que conhecemos, ao protagonismo juvenil, para que o aluno se perceba como protagonista de sua própria vida, autônomo – ressaltou a secretária Claudia Costin.

O Ginásio Carioca contará com uso das novas tecnologias e de materiais didáticos estruturados por apostilas de conteúdo e exercícios, que estão sendo desenvolvidas pelos professores da rede municipal. Além disso, dentro desse novo programa, os professores e alunos poderão contar com mais uma ferramenta de ensino, a Educopédia: uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos. Para o prefeito Eduardo Paes, o ensino também precisa se modernizar, já que a tecnologia está cada vez mais acessível aos jovens.
– É muito difícil para um aluno que tem contato com a tecnologia chegar na escola e assistir às aulas com giz e quadro negro. Além de tornar as aulas muito mais atraentes, a Educopédia é uma das ações que mais me emocionam no Ginásio Carioca. Ela é uma ferramenta feita pelos próprios professores da rede e voltada para todas as escolas – comemorou o prefeito Eduardo Paes.
Durante a cerimônia de lançamento do Ginásio Carioca, o prefeito Eduardo Paes e a secretária Claudia Costin assistiram à uma demonstração da Educopédia. O prefeito e a secretária conheceram detalhes do projeto e participaram de um exercício de Matemática voltado para os alunos 8º ano.
Dentro desse modelo de ensino inovador, a Secretaria Municipal de Educação irá implementar, também, o programa Ginásio Experimental Carioca. Por meio dele, 10 escolas, uma em que cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com turmas de 7º ao 9º ano serão testadas com diversas inovações pedagógicas que, posteriormente, serão ampliadas para toda a rede.  As escolas do Ginásio Experimental Carioca atenderão jovens de todas as regiões da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação da educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e gestão.
A partir de 2011, as unidades do Ginásio Experimental Carioca funcionarão em horário integral, com mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. Cada escola contará com cerca de 150 professores com dedicação exclusiva para atuar por núcleos de conhecimento, que atenderão aproximadamente 6.000 alunos. As unidades que abrigarão o programa são: Escola Municipal Rivádia Corrêa, no Centro; E.M.Orsina da Fonseca, na Tijuca; E.M. Bolívar, no Engenho de Dentro; E.M. Anísio Teixeira, na Ilha do Governador; E.M. Mário Paulo de Brito, em Irajá; E.M. Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque; E.M. Governador Carlos Lacerda, na Taquara; E. M. Nicarágua, em Realengo; E. M. Von Martius, em Campo Grande; e E.M. Princesa Isabel, em Santa Cruz.
Segundo a secretária Claudia Costin, cada unidade do Ginásio Experimental Carioca será um centro de difusão das inovações em educação.
– Os professores dessas escolas irão, posteriormente, capacitar outros professores da rede. Os alunos dessas unidades irão dar aulas de reforço nas escolas de sua vizinhança – ressaltou a secretária Claudia Costin.
As principais ações do Ginásio Carioca são: educação em tempo integral obrigatória, biblioteca com acervo atraente e voltado aos jovens, professores polivalentes, salas temáticas, sistema estruturado de ensino, projeto de vida orientado por um tutor, protagonismo juvenil, prova de nivelamento e matrícula (os alunos que já estudam nas 10 unidades experimentais terão prioridade e serão matriculados automaticamente para 2011).

Fonte SME http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1055352

Nenhum comentário: