Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SAUDE - Polipílula combate hipertensão e colesterol

Novo medicamento já está sendo testado no Brasil e deve reduzir em 60% o risco de infarto e derrame. Remédio previne entupimento de vasos sanguíneos
Rio - Pacientes com risco cardíaco poderão diminuir o número de remédios diários. Uma pílula que reúne quatro medicamentos para controlar a pressão, baixar o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos — três fatores que aumentam o risco cardíaco — está sendo testada em diferentes países, incluindo o Brasil, para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.



Ontem, Dia Mundial do Coração, os médicos anunciaram que os primeiros testes indicam que a polipílula diminui em 60% o risco de infartos e derrames em pessoas com risco moderado. Segundo os especialistas, que começarão a segunda fase dos testes em novembro, o medicamento beneficiaria dois tipos de pacientes: justamente os com risco moderado, que não têm bons resultados com dieta e exercícios; e pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame.

No primeiro grupo, estão aqueles que não necessitariam de medicação. “Infelizmente, porém, boa parte delas não consegue reduzir o risco com outras medidas”, afirma Otávio Berwanger, cardiologista do Hospital do Coração (HCor) e coordenador da pesquisa no Brasil.

REDUÇÃO DE MORTALIDADE
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o derrame, são as maiores causas de mortes no País. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre 10% e 15% dos que sofrem infarto no Brasil morrem.

“Temos a meta de reduzir para 5% os óbitos por infarto no Sistema Único de Saúde”, destaca Padilha. “Esse é um percentual já alcançado internacionalmente, em países desenvolvidos e onde há modelos de sistemas de saúde”


Fonte O Dia http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/9/polipilula_combate_hipertensao_e_colesterol_195974.html

Um comentário:

ed-ziliani disse...

Se o remédio não for os olhos da cara, será ótimo, caso contrário, só rico não morrerá.