Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CHANTAGEM DE LULA - Oposição quer explicação de ex-presidente Lula à CPI #LulaMente mesmo


Deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentou requerimento pedindo explicações

O GLOBO

BRASÍLIA - Deputados de oposição querem que o ex-presidente Lula explique à CPI mista do caso Cachoeira se pressionou ou não ministros do Supremo Tribunal Federal a mudarem a data de julgamento do caso do mensalão. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentou nesta terça-feira um requerimento da CPI do Cachoeira pedindo que o ex-presidente explique como obteve informações da viagem do ministro Gilmar Mendes a Berlim, onde ele se encontrou com o senador Demóstenes Torres e sobre a qual se levantou suspeitas, como a de que teria sido paga pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira — fato já negado pelo magistrado. A oposição reforça o discurso de que Lula e o PT queriam a CPI para atrapalhar o julgamento do mensalão.

VEJA TAMBÉM

O deputado vai tentar colocar o pedido em votação na sessão desta quarta-feira da CPI.
— Vamos dar a oportunidade que a CPI questione o presidente Lula da mesma maneira como questionou o procurador-geral da República. Vasculhando todas as operações Monte Carlo e Delta não tinha nenhuma informação de que o ministro viajou para Berlim. Quem são essas fontes que informaram ao presidente e não informaram à CPI? Daremos à esta CPMI a possibilidade de indagar por escrito por que o ex-presidente detinha informações que ninguém da CPMI tinha e que nem a Polícia Federal ainda nos havia informado — explicou Onyx.

Tucanos criticam Lula e dizem que PT controla CPI

O líder do PSDB, Bruno Araújo, também subiu à tribuna da Câmara para criticar a atuação do ex-presidente Lula. Segundo o tucano, desde o início da CPI o PT deixou claro que era seria usada politicamente:

— Fica claro quando se diz que havia o controle da CPI, que esse controle é o mesmo para o qual alertávamos desde o primeiro momento da construção dessa CPI. O verdadeiro propósito talvez fosse muito menos desarticular o crime organizado, mas de assustar o Supremo Tribunal Federal, de achincalhar o procurador-geral da República, de trazer os meios de comunicação do país para o debate da comissão. Porém essa parte do PT não teve o devido apoio na comissão.

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) também criticou duramente o ex-presidente.

— O impeachment de um presidente passa basicamente por duas agressões à Constituição: a primeira é o perjuro, que é mentir depois do juramento; a segunda, tão grave quanto a primeira, é obstruir a Justiça — defendeu.

O senador Mário Couto (PSDB-PA), um dos mais agressivos críticos do governo, discursou no Senado:

— Estamos caminhando para uma ditadura ou estamos dentro de uma ditadura. Como é que um ex-presidente, considerado um homem popular, pressiona o STF para absolver aqueles que estão envolvidos no mensalão?


Nenhum comentário: