Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DORIATUR - Dória diz que transportou 'vários' integrantes do Governo Dilma


Empresário fretou avião para que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, viajasse da Bulgária para a Itália para evento com empresários

Carolina Freitas
VEJA

O empresário João Dória Júnior: nada de errado (JF Diorio/AE)

O empresário João Dória Júnior afirmou nesta quinta-feira em Brasília ter providenciado transporte não só para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, mas para várias autoridades do governo Dilma Rousseff. Pimentel foi flagrado viajando em um avião fretado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade presidida por Dória. A viagem aconteceu em outubro do ano passado, entre Sófia, na Bulgária, e Roma, na Itália, quando o ministro separou-se da comitiva presidencial para participar de um evento do Lide na capital italiana.

“O Lide faz isso há dezesseis anos e nunca tivemos nenhum problema”, afirmou Dória. “Já fizemos encontros em Portugal, na Espanha, na Argentina, no Chile, no México, na África do Sul, em vários países. E vamos continuar a fazer. Houve uma situação episódica, específica e já superada”. Questionado se outras autoridades do governo já tinham sido transportadas pelo grupo empresarial, ele respondeu: “Ah, vários”. Em seguida, esclareceu: “Não são aviões fretados pelo Lide. O Lide realiza os programas de viagem”.

Dória disse não ver qualquer irregularidade no transporte do ministro Fernando Pimentel. “O Lide não defende nenhum setor específico e nem presta serviços ao governo, portanto não há nenhum conflito de interesse. Nunca houve”. O Código de Conduta da Alta Administração, entretanto, determina que nenhuma autoridade receba transporte ou favor de qualquer fonte privada. Por isso, PSDB e PPS protocolaram na sexta-feira passada na Comissão de Ética Pública da Presidência da República representação contra Pimentel.

O ministro já responde à Comissão de Ética Pública por prestar serviços de consultoria após deixar a prefeitura de Belo Horizonte, em 2009. Sua empresa recebeu pelo menos 2 milhões de reais e metade desse valor teria sido pago depois da realização de palestras para a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). As palestras, no entanto, nunca aconteceram.

Reunião - João Dória Júnior esteve em Brasília nesta quinta-feira para uma reunião no Palácio do Planalto com o vice-presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Dória e o economista Paulo Rabello de Castro apresentaram a eles uma "Agenda para o Avanço Acelerado do Brasil", formulada pelo Lide.

O documento propõe, por exemplo, a simplificação da cobrança de impostos, a redução dos juros e ações de inovação e sustentabilidade. "O Brasil não precisa mudar o rumo, mas apertar o passo", afirmou Castro. De acordo com Dória, Mantega aceitou o convite do Lide para participar em junho de um debate com empresários em São Paulo sobre a Agenda. Resta saber se, desta vez, a viagem será custeada pelo governo.

Nenhum comentário: