Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 11 de junho de 2012

BURACOS NO RIO - Inaugurado na quarta-feira, Túnel da Grota Funda já tem buraco na pista


Prefeitura diz que vazamento de óleo provocou defeito no asfalto

O GLOBO

Buraco no asfalto do recém-inaugurado Túnel da Grota Funda, na Transoeste
MÁRCIA FOLETTO / O GLOBO

RIO - Inaugurado há menos de uma semana, o Túnel da Grota Funda — batizado com o nome do ex-vice-presidente José Alencar — já exibe um problema com o qual o carioca está acostumado a conviver em muitas ruas da cidade. Desde a noite deste domingo, motoristas que passam pela via são obrigados a desviar de um grande buraco, com cerca de meio metro de diâmetro e 15 centímetros de profundidade, na pista da esquerda, destinada aos veículos de passeio, no sentido Recreio dos Bandeirantes.

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a Secretaria municipal de Obras confirmou o problema, e alegou que “houve um desprendimento da capa asfáltica neste local, após o vazamento de óleo hidráulico de um equipamento”. Segundo o órgão, uma equipe vai providenciar o reparo ainda esta semana. A secretaria defendeu o tipo de asfalto utilizado, o SMA (Stone Mastic Asphalt), “uma mistura morna que garante melhor acabamento”.

O túnel foi aberto para os veículos na tarde da última quarta-feira, após a inauguração, que contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral e do ex-presidente Lula. A via tem 1.100 metros de extensão e liga os bairros de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes. Há duas pistas para veículos de passeio e uma para ônibus articulados em cada sentido. Foram instalados radares de velocidade com o limite de 80km/h.

Segundo a prefeitura, o Túnel da Grota Funda é o mais moderno do Rio. As tintas dos painéis laterais instalados na via, por exemplo, vieram da Suíça. Há um sistema à prova de apagões e os ventiladores instalados são à prova de fogo. Uma barreira de proteção contra deslizamentos também foi importada da Suiça.

Se há modernidade nas instalações, as pistas seguem problemas que têm se tornado comuns em vários pontos da cidade. No dia 31 de maio, o GLOBO mostrou que diversas ruas que foram contempladas pelo programa de prefeitura Asfalto Liso tiveram que passar novamente por fresagem e recapeamento após o surgimento de buracos, ondulações, rachaduras e outros defeitos.




Nenhum comentário: