Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DELTA entra com pedido de recuperação judicial


Ação normalmente é ajuizada por empresas que pretendem repactuar débitos com credores


O GLOBO



Reprodução do pedido de representação judicial enviado pela Delta à Justiça do Rio
REPRODUÇÃO

RIO - No final da tarde desta segunda-feira foi distribuído para a 5ª Vara da Justiça fluminense um pedido de recuperação (medida legal adotada para evitar a falência) da Delta Construções. Essa ação normalmente é ajuizada por empresas que pretendem repactuar judicialmente os débitos com os credores.


VEJA TAMBÉM

Na semana passada, a J&F Holding anunciou a desistência da compra da Delta. A decisão foi tomada dias depois daCPI do Cachoeira, no Congresso Nacional, aprovar a quebra do sigilosbancário, fiscal e telefônico, em âmbito nacional, da construtora investigada por irregularidades em contratos com o governo federal. No início de maio, o grupo que controla o frigorífico JBSassumiu a administração da construtora, mas informou que tomaria a decisão de adquirir a empresa após auditoria nos ativos e contratos, o que serviria como base de cálculo para a operação de compra.

Em nota, a construtora confirma o ingresso do pedido na Justiça do Rio e diz “sofrer uma espécie de bullying empresarial”.

Confira a íntegra da nota:

“A Delta Construção ingressou na Justiça do Rio de Janeiro com pedido de recuperação judicial, com

fundamento nos dispositivos da Lei nº 11.101/05. Tomamos esta medida como parte de nossos esforços para garantir sucesso na execução e entrega das obras em andamento que são de interesse público e garantir a sustentabilidade da empresa em longo prazo.

Com mais de 50 anos de existência, hoje o grupo atua nos segmentos de implantação e conservação de rodovias, infraestrutura urbana, saneamento, edificações, obras especiais, engenharia ambiental, prestações de serviços contínuos, incorporação, locação de equipamentos leves e pesados, energia e montagem industrial. É responsável, direta ou indiretamente, pelo sustento de cerca de 80 mil famílias.

A empresa solicita pedido de recuperação judicial sem possuir dívidas trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Os ativos patrimoniais e a receber são muito superiores à dívida atual com fornecedores e bancos.

O envolvimento de alguns de seus executivos em supostos atos ilícitos, que estão sendo investigados judicialmente, tem levado a empresa a sofrer uma espécie de bullying empresarial. Em razão de notícias desta natureza que estão sendo veiculadas, várias administrações públicas estão deixando de honrar os pagamentos de obras já executadas.

O requerimento à Justiça se dá após a saída, na última sexta-feira (01/06), da holding J&F, um mês após ter assumido a gestão da Delta, com proposta condicionada de adquirir o controle societário e dar continuidade às suas atividades. A situação financeira da Delta tornou-se insustentável, não restando outra alternativa senão a busca pela recuperação judicial.

Para representá-la, a Delta contratou a consultoria internacional de reestruturação Alvarez & Marsal,

responsável pela recuperação judicial de empresas como a Varig e a varejista carioca Casa & Vídeo. No cenário internacional, a consultoria trabalhou no caso do banco Lehman Brothers.

A administração da Delta está informando à Justiça que todas as empresas do grupo são viáveis economicamente e possuem ativos relevantes e que estão aptas a efetuar as obras e serviços públicos e privados para os quais foram contratadas. Afirma ainda que pretende honrar suas dívidas de forma integral, mas que necessita do amparo judicial para recuperar seu fôlego financeiro.”


Nenhum comentário: