Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 10 de junho de 2012

SAÚDE NO RJ - Filhas conseguem na Justiça vaga em UTI para pai infartado


Reginel Basílio sofreu enfarto na quarta e só neste sábado foi transferido.
Roberta e Sabrina precisaram de ajuda de juiz e da polícia de Caxias.

Do G1 RJ


Na última quarta-feira (6), o eletricista Reginel Basílio, de 61 anos, sofreu um enfarto e foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Sarapuí, em Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio, onde sofreu três paradas cardiorrespiratórias e foi reanimado pela equipe. Em documento, a médica Dayse Barbosa indicou a necessidade de uma vaga para o paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva. Na dificuldade de achar um hospital por dois dias, nesta sexta-feira (8) Roberta e Sabrina recorreram à Justiça para salvar a vida do pai, como mostrou reportagem do RJTV.

O documento assinado pelo juiz, considera "a gravidade e o perigo de dano irreparável" do paciente e intima que a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias "tome as providências necessárias para a internação em hospital da rede pública" e, caso não fosse possível, que fosse aceito em um "hospital privado".

Sem resposta, mesmo com o documento em mãos, as irmãs recorreram à polícia. "Estou pedindo para que seja feita valer a lei. Eu corri atrás da lei. Eu corri atrás de tudo. Eu só estou pedindo para que seja feito o justo, o que é necessário. Com a saúde a gente não pode simplesmente dizer que é sábado, que é feriado, que pasou da hora", disse Roberta.

Na tarde deste sábado (9), elas conseguiram uma vaga no Hospítal Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, mas ainda precisaram lutar para conseguir uma ambulância com CTI móvel para a locomoção.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que avalia a urgência dos casos e a disponibilidade de leitos para a transferência e que Reginel foi transferido assim que surgiu uma vaga.

Nenhum comentário: