Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 29 de julho de 2012

#ELEIÇÕES2012 - Sites oficiais tentam mobilizar eleitor antes de propaganda na TV


MARIANE PINHO

Os principais prefeituráveis de SP, Rio e Porto Alegre já lançaram sites oficiais com vídeos, fotos, textos e músicas
Foto: Arte/Terra

Enquanto a propaganda eleitoral na TV e no rádio não começa, os candidatosapostam pesado na internet para divulgar ideias e atacar os concorrentes. Os principais prefeituráveis de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já lançaram sites oficiais com vídeos, fotos, textos e músicas, buscando formatos divertidos e amigáveis para reforçar sua imagem perante o eleitor mais conectado.

Na capital paulista, José Serra (PSDB) investe em uma página inicial cheia de fotos, que redirecionam para textos mais extensos dentro do site (http://serra45.com.br/). De acordo com a equipe de comunicação do candidato, a inspiração foi o recente lançamento do Windows 8. "O site possui um design moderno, que se adapta a todos os tamanhos de tela (incluindo celulares e tablets). Além disso, ao longo da campanha, lançaremos uma ferramenta que irá possibilitar ao usuário programar a página como preferir", afirmaram por e-mail ao Terra.

Vídeos, notícias, download de jingle, aplicativo para celular, álbum de fotos, redes sociais e a biografia de Serra ganharam espaço na home, assim como um mapa da cidade pontuando sugestões enviadas por internautas. "Esse site funciona de maneira muito intuitiva, portanto é muito simples navegar por ele, mesmo quem não está muito familiarizado com a internet". Também é destaque a seção "Compara que eu gosto", que contrapõe as gestões Serra-Kassab com as do PT.

O site ainda tem uma parte só de vídeos ("Web TV") e a "Serra Já", uma rede social para o cadastrado compartilhar conteúdos, divulgar o candidato e interagir com outros partidários do ex-prefeito e governador, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

A ideia de montar uma rede social exclusiva faz jus ao propósito dos sites oficiais nas campanhas, diz a professora de marketing político e propaganda eleitoral da ECA-USP, Katia Saisi. "O site não é uma ferramenta de captação de novos eleitores. O site serve de referência para quem já tem interesse na política", explica. "Funciona muito mais como reforço da TV e do rádio. Ainda que tenha muita importância a comunicação digital, o momento em que a população desperta para a política é quando começa a propaganda no rádio e na TV".

Explorando o "novo"
Se Serra expõe suas realizações contra os pontos baixos do PT na prefeitura, o estreante Fernando Haddad explora a ideia do "novo" já no nome do site. Com o fundo preto e as cores vermelho e laranja, o pensenovotv.com.br é todo baseado em vídeos. A "tv H" exibe eventos de campanha, critica a "cidade proibida" do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) e conta a biografia do candidato em imagens. Ainda há a "Lula.TV", canal em que o ex-presidente fala sobre seu escolhido para disputar o executivo em São Paulo, e o "Fala.SP", com vídeos de protestos e reclamações de moradores. Já a seção "O Novo pelo Mundo" mostra vídeos sobre inovações urbanas fora do Brasil.

"Logo no início, quando fomos desenvolver a parte digital da campanha, a gente pensou que o ambiente digital - pelas características mais colaborativas e pelo perfil do candidato de ser um cara de novas ideias - permitia mais do que fazer um simples site de campanha onde a gente divulgasse as coisas", explica o diretor de criação e responsável pela campanha digital de Haddad, Marcelo Kertész. "Foi aí que a gente chegou no fórum de ideias e inovação com foco em São Paulo, no formato primordialmente audiovisual, para discutir ideias de um jeito que fosse mais rápido e relevante."

Entre outras partes do site, "Velhos Problemas" exibe vídeos sobre aspectos negativos da saúde, do trânsito e da educação na capital. Ao lado, os itens "Novas Propostas" e "O Homem Novo" apresentam Haddad e suas ideias. "O grande diferencial é trazer o pensamento novo para a cidade, trazer uma discussão mais abrangente do que discutir um programa de governo simplesmente", disse Kertész.

Há também a possibilidade de fazer download de vários itens de campanha - e isso inclui até estêncil, ringtone, origami e adesivo para iPad. "Tanto o Serra quanto o Haddad estão apostando na participação do jovem", compara Katia.

Celso Russomanno (PRB) também tenta passar uma imagem de renovação. Embora o www.celsorussomanno.com.br seja mais tradicional, usando mais textos, o vídeo em destaque na página inicial martela que "um novo homem vai inaugurar um novo tempo" e critica administração atual. "A ideia é um site simples, que comunique com facilidade e com clareza as propostas do Russomanno. É mais objetivo", disse um dos membros da equipe de estratégias de internet do candidato, chefiada por Engler Santoni.

No site, o jornalista famoso por reivindicar o cumprimento dos direitos do consumidor se apresenta com os slogans "defendendo você" e "comprometido com São Paulo". Ele dá destaque para redes sociais e para os que falam bem dele no Twitter, com a hashtag "russomannoeh10". Também há uma biografia do candidato e notícias de eventos, tudo em texto com fotos de Russomanno.

Para a professora, Serra e Russomanno fizeram sites mais focados em suas personalidades, enquanto Haddad tem uma abordagem mais centrada em propostas. O fato pode ser constatado já no endereço dado às páginas: a do petista não leva seu nome, ao contrário da dos adversários.

"Mas a personalidade é fundamental", ressalva Katia. "O voto está muito em cima do candidato, e isso não é uma característica só do Brasil, mas está muito presente na América Latina. As pessoas escolhem muito mais pela credibilidade que o candidato passa do que pelas suas proposições", conclui ela.

O Rio e os artistas
No Rio de Janeiro, enquanto isso, os dois principais candidatos apelam para artistas e músicos na tentativa de conquistar o eleitorado. No site de Eduardo Paes (www.eduardopaes15.com.br), a seção "Eu Voto Paes" mostra Dudu Nobre, Alcione, Diogo Nogueira, Buchecha, Monarco e os funkeiros Marcelo Dughettu e MC Anitta declarando apoio ao atual prefeito e postulante à reeleição. A página também dá destaque para eventos, fotos e redes sociais. A biografia de Paes pode ser encontrada no item "Alma Carioca".

Marcelo Freixo (Psol) foi outro que usou famosos na campanha online. Caetano Veloso gravou seu jingle, que pode ser conferido no site www.marcelofreixo50.com.br. O ator Wagner Moura também dá depoimento a favor do deputado que inspirou o personagem Diogo Fraga, do filme "Tropa de Elite 2". Freixo é um dos poucos candidatos a disponibilizar telefone da sede da campanha e uma seção para o internauta contribuir com dinheiro.

Sem contar com artistas, o site de Rodrigo Maia (DEM) aborda bastante a imagem da vice Clarissa Garotinho (PR). Todo verde, o www.rodrigomaia25.com.br mostra o candidato ao lado da vice no topo da página, algo incomum entre os sites vistos pelo Terra. A seção "Fala Rodrigo e Clarissa" exibe vídeos de estúdio com os dois delineando suas propostas, enquanto a parte "Realizações" faz um top 10 com os principais feitos dos políticos como parlamentares.

Porto Alegre "on demand"
Na capital gaúcha, o atual prefeito José Fortunati (PDT) fará transmissões online ao vivo dos eventos de campanha, criando uma espécie de "TV on demand" com a ideia de alcançar o eleitor antes da propaganda na TV. "O grande diferencial do site é a questão dos vídeos", disse o coordenador de web e mídias sociais do candidato, Thiago Ribeiro. O endereço fortunati.com.br/12 ainda tem espaço para compartilhamento em redes sociais, disponibiliza a agenda do candidato, oferece um kit de campanha para download e dá um telefone de contato.

Manuela D'Ávila (PCdoB), por sua vez, colocou na página inicial roxa e laranja do manuelaprefeita.com.br a última pesquisa Methodus, que a mostra na frente de Fortunati - ao contrário da sondagem Datafolha divulgada no sábado. "A interface foi feita com a intenção de ser um agregador dos principais conteúdos relativos à nossa campanha", explica o responsável por mídias sociais da candidata, Clomar Porto.

Para sugestões e reclamações, há a plataforma "#NovasIdeiasPOA", com um mapa para os cadastrados localizarem os problemas de cada região da cidade. A comunista ainda dedicou uma seção só para mostrar fotos da campanha corpo a corpo pelos bairros de Porto Alegre. "Ela mesma é um diferencial. Ela sempre atuou com muita força nas redes sociais", disse Porto.

Já Adão Villaverde (PT) pôs em primeiro lugar no site www.villaprefeito.com.br os eventos de campanha. As notícias da seção "Acompanhe o Villa" são apresentadas no esquema texto e foto, com um layout colorido. Também há uma parte só de vídeos e fotos. Tudo cercado pela estrela símbolo do PT e o sinal da paz.

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