Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 24 de julho de 2012

VIOLÊNCIA NO RIO - Tráfico ataca UPP do Alemão e mata uma PM


Soldado Fabiana de Souza morre com tiro de fuzil no peito; é a primeira morte de policial numa favela pacificada

O GLOBO

A fachada da sede da UPP de Nova Brasília, no Alemão, com as marcas de tiros disparados por traficantes
MARCELO CARNAVAL / O GLOBO


RIO - Bandidos atacaram a tiros na noite de segunda-feira a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, que estava no segundo andar da sede da unidade, foi atingida e morreu. É a primeira morte de policial numa favela pacificada. Segundo policiais, bandidos metralharam a base da UPP. Fabiana estaria pedindo ajuda pelo rádio quando foi baleada no peito. O tiro de fuzil teria perfurado o colete à prova de balas que ela usava. A policial chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrada do Itararé, mas não resistiu aos ferimentos. A morte de Fabiana seria a primeira de uma policial durante um confronto.

Um outro policial, ainda não identificado, ficou ferido no ataque, que aconteceu por volta das 20h30m. Meia hora antes, policiais já haviam trocado tiros com bandidos num confronto na localidade conhecida como Pedra do Sapo, também no Alemão. Oito homens teriam enfrentado uma dupla de policiais. Ninguém ficou ferido nesse primeiro conflito.

Ainda segundo a polícia, o soldado ferido foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A PM pediu reforços e viaturas de diversas unidades, como Batalhão de Choque, 22 BPM (Maré) e 16 BPM (Olaria), foram deslocadas para o Alemão. As equipes ocuparam a Estrada do Itararé, um dos acessos ao complexo. Um veículo blindado também foi para o local.

Em nota, a Secretaria de Segurança confirmou o ataque às forças policiais da UPP da Nova Brasília e a morte da policial. Segundo a nota, a sede administrativa e o contêiner de apoio da unidade foram alvejados. Fabiana ingressou há um ano e quatro meses na PM. O trabalho na UPP da Nova Brasília foi o primeiro da policial, que morava no interior do estado, era solteira e não tinha filhos.

Não é a primeira vez que bases da polícia no Alemão são alvos de tiros. Há uma semana, policiais da unidade da Fazendinha, também no complexo, foram atacados duas vezes por bandidos num período de 24 horas. Segundo a PM, os ataques aconteceram quando agentes faziam patrulhamento de rotina na comunidade. Em um dos confrontos, os criminosos chegaram a jogar uma granada contra os policiais. O artefato explodiu perto da viatura, mas não houve feridos. Na fuga, os suspeitos deixaram para trás quatro granadas caseiras e drogas.

Em 17 de junho passado, bandidos já haviam atirado contra policiais da UPP da Nova Brasília. Segundo contou na ocasião o comandante da unidade, Marcio Rodrigues, os PMs estavam na laje de uma casa na Rua Nova, checando denúncia sobre drogas, quando ouviram os disparos. Ninguém chegou a ser atingido pelos tiros. Os policiais encontraram cápsulas deflagradas no entorno da casa, onde foram encontradas drogas e dois radiotransmissores. Na época, o conflito foi relatado por moradores no Twitter.

Ainda em junho, uma equipe da UPP da Fazendinha foi alvo de disparos. De acordo com a Polícia Militar, bandidos atiraram contra um veículo da corporação, mas nenhum policial se feriu. Os agentes fizeram buscas pela comunidade para encontrar os suspeitos, mas ninguém foi localizado. A Fazendinha foi uma das primeiras regiões do Complexo do Alemão a receber uma UPP, em abril.

O Alemão está ocupado desde novembro de 2010. O Exército controlou as favelas do complexo por 19 meses até a PM assumir toda a região no início deste mês. A UPP da Nova Brasília foi inaugurada em 18 de abril, mas o edifício-sede da unidade só começou a funcionar no último dia 9. Em todo o complexo, já estão operando seis unidades. Duas outras — Vila Cruzeiro e Parque Proletário, na Penha — devem ser inauguradas nas próximas semanas. Em toda a cidade, já há 25 UPPs.




Nenhum comentário: