Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TIJUCANDO - Informe do Dia: Justiça interdita Off-Shopping #URGENTE


POR FERNANDO MOLICA


Rio - O risco de desabamento fez com que a Justiça determinasse a interdição e evacuação das áreas residencial e comercial do Tijuca Off Shopping, que fica no número 314 da Rua Barão de Mesquita.

A juíza Adriana Therezinha Carvalho, da 27ª Vara Cível, deu prazo de 15 dias para que os moradores e lojistas deixem o conjunto de prédios.

Os quatro edifícios residenciais têm cerca de 300 apartamentos — nem todos estão ocupados. De acordo com a juíza, há “risco de colapso da edificação com perda de inúmeras vidas humanas”. O problema foi causado por uma obra irregular feita pelo condomínio dos edifícios.

Juíza deu prazo de 15 dias para que moradores e lojistas abandonem o local | Foto: João Laet / Agência O Dia

Obra danificou estrutura

De acordo com a decisão, tomada nesta terça-feira, o condomínio iniciou, no fim de 2011, obra para transformar em garagem uma área do playground. A reforma foi feita sem licença e sem responsável técnico.

Mesmo assim, houve corte “das vigas estruturais de concreto armado da edificação”, o que gerou rompimento da “armadura de sustentação”.

Em outubro, a obra foi embagada e, em março, a Defesa Civil concluiu que as intervenções provocaram “acréscimos e remanejamentos” das cargas que atuam na estrutura de concreto — de acordo com o perito, seria necessário fazer “a imediata recomposição da estrutura alterada”. Mas nenhuma providência foi tomada desde então.

Saída obrigatória

A juíza determinou a interdição da “integralidade da edificação”. A evacuação, voluntária nos primeiros 15 dias, será obrigatória no fim do prazo. O condomínio foi obrigado a iniciar a recomposição da estrutura danificada: a pena pelo descumprimento é de R$ 100 mil por dia. O Off Shopping fica em frente ao Shopping Tijuca.

Nenhum comentário: